top of page

CASA GUAPORÉ II

Localizado na parte elevada de um condomínio no interior paulista, o projeto se destaca por sua contemporaneidade e pela vista privilegiada para o leste. A fachada com o jogo de volumes em concreto, texturas, brises de madeira (pinus tratada), aberturas e recortes, proporciona aos moradores uma apreciação confortável do horizonte ao redor, que se integra com o paisagismo criado.

Por estar em um condomínio fechado, foi possível executar o portão de acesso à garagem e ao social com menor altura, atribuindo leveza ao visual da fachada.

A concepção do projeto foi estruturada em torno de diretrizes que o arquiteto considera fundamentais: o perfil do cliente, espaço onde a residência foi inserida e a função adequada à forma arquitetônica. Diretrizes que proporcionaram o viver bem.

Em seus projetos já é de costume a utilização de materiais certificados, com procedência garantida. Esse posicionamento é adotado, pois, além de ajudar na preservação e na conscientização ecológica, o custo-benefício é intensificado.

Em uma área de aproximadamente 1,100 m², a residência - com cerca de 600,00 m² de área construída - foi inserida no centro do terreno, permitindo recuos maiores do que o convencional, com um melhor aproveitamento do projeto paisagístico, como as palmeiras “jerivás” - que saem de dentro da casa e atravessam aberturas feitas na laje -  e o piso grama na fachada, promovendo maior absorção de água pluvial.

O pavimento térreo é todo destinado à área de convivência, integrando living e sala de refeição em um só ambiente, além do lavabo, cozinha, garagem e área de lazer; esta contando com piscina, sauna, espaço fitness, solário e vestiário. O piso superior abriga a parte íntima da casa com quatro dormitórios, sendo uma suíte, três apartamentos e mezanino. Pautado por isso, forma e função ganham nova roupagem nos traços contemporâneos do arquiteto, fazendo da residência um espaço completamente utilizável, sem áreas meramente decorativas, favorecendo o conforto, convívio e bem-estar.

Ribeirão Preto, SP,  2009

Fotos:  Studio Papaya

_MG_6620.jpg
_MG_6692-HDR.jpg
_MG_6664-HDR.jpg
_MG_6713-HDR.jpg
_MG_6728-HDR.jpg
Térreo (1).jpg
Pavimento superior.jpg
Cobertura (1).jpg
Corte AA (2).jpg
Corte BB (2).jpg
Elevação (4).jpg
Diagrama (4).jpg
Diagrama (4).jpg
bottom of page